sábado, 26 de novembro de 2011

Gaveta 28 - Alma encantada com o bater de asas das borboletas amarelas.

"No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra". Foi numa manhã solar de sábado, após um concerto de musica indiana no Parque das Ruínas e...


parafraseando o belo poema de Drummond: No fim do caminho havia uma chácara, havia uma chácara no fim do caminho, e foi uma linda surpresa.  A chácara em questão é o Museu Chácara do Céu em Santa Teresa - RJ um dos  museus idealizados e criados por Castro Maya.
"A Chacara do Céu, foi "herdada porCastro Maya em 1936. A construção atual, projem 1954 pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza, destaca-se pela modernidade das soluções arquitetônicas e por sua localização, que integra os jardins e permite magnífica vista de 360 graus sobre a cidade e a baía da Guanabara."




"Empresário bem-sucedido, Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968) soube conciliar atividades tradicionais, como o comércio atacadista de tecidos, com a abertura de novas frentes industriais, caso da produção de óleo de linhaça para uso industrial (da famosa marca Tigre), até então exclusivamente importado da Inglaterra e da Holanda. Sua grande empresa - Cia. Carioca Industrial - era dedicada também ao fabrico de óleos vegetais, ficando conhecida por seu produto mais popular, a Gordura de Coco Carioca.


Um colecionador que nos legou os registros materiais desse esforço. O apoio a valores artísticos nacionais e a busca do acesso público às suas coleções tornavam-no um tipo de mecenas moderno e urbano, comprometido com a cidade em que vivia. A criação da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, em 1943, preencheu um hiato cultural através da edição de 23 livros, e a fundação da Sociedade Os Amigos da Gravura, em 1952, contribuiu para difundir o gosto pela gravura, enquanto manifestação artística.
É igualmente importante destacar a sua participação na fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1948, do qual foi o primeiro presidente."

E para os admiradores de arte, o acervo do museu conta obras de nomes como: maior conjunto de obras de Candido Portinari e de mestres como Guignard, Iberê Camargo, Antonio Bandeira, Di Cavalcanti, e ainda de artistas europeus como Matisse, Picasso, Dalí, Seurat e Miró.
Além, além de peças de Mestre Vitalino e Zé Caboclo, e uma carranca do São Francisco, do famoso escultor baiano Biquiba Guarany. 
Portinari
Magrite

Modigliani
Caribé


Mestre Vitalino

Tate Modern


Eu adorei, indico e acredite vale a pena conferir!
Há, leve a camera fotográfica, pois cheguei a comentar sobre a vista da Bahia da Guanabara, Lapa e Centro que se descortina através do patio e adjacências. Enfim, bom passeio.
Museu da Chácara do Céu
Horários
Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. Entrada franca às quartas. Fecha nos dias 1º Jan, Carnaval, 25 Dez e 31 Dez.
Endereço
Rua Murtinho Nobre, 93
Santa Teresa-Rio de Janeiro-Brasil




Fontes: Rio&Cultura; Arteum;Museus Castro Maya...

Nenhum comentário:

Postar um comentário