sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Gaveta 35 - Alma encantada com o bater de asas das borboletas amarelas.


"Animula vagula, blandula, hospes comesque corporis, quce nunc
  abibis in loca pallidula, rígida, nudula, nec, ut soles, dabis iocos...”

 p. Ællius hadrianus, imp.

"Pequena alma, terna e flutuante,  hóspede e companheira de meu corpo,  vais descer aos lugares pálidos, duros, nus,  onde terás de renunciar aos jogos de outrora..."
p. Élio Adriano, imperador. (n. da t.)


Emoção, beleza e grandeza é o que sinto, 
ao me deparar com o paradoxo de minha pequenez,  
deslumbrada - felizmente - diante da constatação
de quanto é efêmero o tempo do conhecido, 
o quanto a vida é mistério. 

Minha gratidão a todos, 
que todos os dias fazem aquilo que deve ser feito
e ainda preservam o sorriso no rosto.  JD

Margarite Yourcenar em seu romance "Memórias de Adriano", nos diz: 
“Deitei-me sobre um leito depois de me haver despojado do manto e da túnica. Poupo-te detalhes que te seriam tão desagradáveis quanto a mim mesmo, omitindo a descrição do corpo de um homem que avança em idade e prepara-se para morrer de hidropsia do coração.Digamos somente que tossi, respirei e retive o fôlego segundo as indicações de Hermógenes, alarmado, a contragosto pelos rápidos progressos do meu mal e pronto a lançar no opróbrio o jovem Iolas que me assistiu em sua ausência.
É difícil permanecer imperador na presença do médico, e mais difícil permanecer homem. O olho do prático não via em mim senão um amontoado de humores, triste amálgama de linfa e sangue."



Filme: Okuribito - titulo em português A Partida
2008 Japão
Direção de  Yojiro Takita
com: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário